sábado, 23 de julho de 2011

Defesas: Serviço Social Puc-Rio

  • Quinta-feira, 28, 14h, Departamento de Serviço Social – Atendimento emergencial dos residentes na Fazenda da Esperança: uma experiência de retorno à vida, por Carla Cristina de Souza Dimaraes, candidata ao título de Mestre em Serviço Social, Área de Concentração: Serviço Social, Questão Social, Direitos Sociais. Orientadora: professora Ilda Lopes Rodrigues da Silva.

  • Sexta-feira, 29, 14h, Sala 9 – IAG – Abuso sexual intrafamiliar de crianças e ruptura do segredo: conseqüências para as famílias, por Antonio Carlos de Oliveira, candidato ao título de Doutor em Serviço Social, Área de Concentração: Serviço Social, Questão Social, Direitos Sociais. Orientadora: professora Sueli Bulhões da Silva.

Colação de Grau - PUC



As Cerimônias de Colação de Grau da PUC-Rio acontecerão no Ginásio da Universidade, nas seguintes datas e horários:

Quarta-feira, 27, às 18h, Engenharia de Produção; às 21h, Engenharia Ambiental, Civil, Computação, Controle e Automação, Elétrica, Materiais, Mecânica, Petróleo e Química.

Na quinta-feira, 28, às 18h, Direito diurno; às 21h, Direito noturno e Relações Internacionais.

Na sexta-feira, 29, às 18h, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda); às 21h, Comunicação Social (Cinema e Jornalismo).

No sábado, 30, às 10h, Ciências Sociais, Geografia, História, Matemática, Serviço Social e Sistemas de Informação; às 17h, Economia (2010.2 e 2011.1); às 20h30m, Administração.

No domingo, 31, às 10h, Filosofia, Letras, Psicologia e Teologia; às 17h, Arquitetura e Urbanismo e Design.

I PASSEATA NACIONAL POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR


Chega de resultados medíocres em nossa educação, um VIVA A EVOLUÇÃO EDUCACIONAL.

Se você não concorda com a situação precária e condições educacionais do Brasil junte-se a nós nessa causa!
Vamos criar este impacto no Brasil inteiro, por condições melhores, tanto dos alunos como professores. Com esta força podemos realmente melhorar nossa situação!

Melhor motivo do que este para essa iniciativa não há, pois educação é o alicerce para um mundo melhor!

NÃO SE ESQUEÇA DE CONVIDAR SEUS AMIGOS PARA ESTA CAUSA!

RIO DE JANEIRO

Sábado, 30 de Julho · 13:00
Local: "Candelária -> Cinelândia"

A passeata terá concentração inicial na Praça da Candelária, na Av. Presidente Vargas, e seguirá pela Av. Rio Branco até a Câmara Municipal, na Cinelândia.


Link para divulgação desta página: http://acessa.me/PasseataRio

sexta-feira, 22 de julho de 2011

123Alô! - A voz da criança e do adolescente




123Alô!




Canal de comunicação que atende a crianças e adolescentes com a proposta de contribuir para o exercício de seus Direitos Humanos, em especial o direito à informação e à expressão, viabilizando a apresentação de seus posicionamentos, suas dúvidas, suas solicitações de apoio e orientação para, junto com eles, buscar as soluções para suas questões e estabelecer pontes com outros serviços de atendimento especializados, quando necessário.
O serviço, já existente em mais de 150 países do mundo, promove o diálogo, incentiva a participação cidadã, oferece apoio em situações de crise, colabora na proteção contra violência e outras violações de direito.


domingo, 17 de julho de 2011

ESCOLHA SUA FUTURA CARREIRA, COM MENOS RISCO DE ERRAR



Indicadores de temperamentos são, atualmente, as ferramentas mais utilizadas, em todo o mundo, para que as pessoas possam escolher as futuras profissões. Temperamento é aquilo que chamamos comumente de humor, gênio etc. Psicologicamente, temperamento é algo muito mais profundo do que imaginamos: é o alicerce principal da nossa personalidade. O temperamento inclui a forma favorita de perceber as coisas e de fazer escolhas e, também, de nos relacionarmos com outras pessoas. Temperamentos estão na base dos nossos interesses e aspirações, dos valores que defendemos e da nossa visão de mundo.

As modernas teorias sobre temperamentos surgiram após os estudos do psicólogo suíço Carl Gustav Jung e do lançamento de sua obra “Tipos Psicológicos” (1920). Na década de 1980, as teorias sobre os processos mentais de percepção e de análise e tomada de decisão, que formam a base da Teoria dos Temperamentos, avançaram espetacularmente, graças às contribuições da Neurociência.

Nas últimas duas décadas, neurocientistas norte-americanos revolucionaram o conhecimento sobre temperamentos e talentos (inteligências). Eles comprovaram que o lado superior esquerdo do cérebro é solucionador de problemas, técnico e detalhista, enquanto o inferior esquerdo é planejador, lógico, organizacional e administrativo. O lado superior direito é conceitualizador, sintetizador, imaginoso e holista, enquanto o inferior direito é falante, espiritual, emocional e interpessoal.

O desenvolvimento maior ou menor dessas “áreas” explica por que algumas pessoas são ótimas em ocupações que requerem organização, comando e pensamento estratégico (raciocínio lógico), enquanto outras se destacam pela inteligência emocional, ou pela musical, pela corporal e cinestésica etc.

Os indicadores de temperamento demoraram a ser introduzidos no Brasil. A pedagoga e pesquisadora brasileira Maria da Luz Nunes Preto Calegari criou, recentemente, o IBTA-A (Indicador Brasileiro de Temperamentos para Adolescentes e Adultos), cuja versão para adolescentes está disponível neste site desde 2008. Consta de 13 situações, que possibilitam descobrir a qual dos 4 temperamentos universais o internauta pertence, e quais são as áreas mais indicadas para desenvolver uma carreira bem sucedida.


Livro: SERVIÇO SOCIAL, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E TRABALHO

Recentemente publicado pela Editora Cortez

Autor: Renato Veloso

Sinopse
Este é um livro que apresenta uma análise refinada sobre a importância do uso da Tecnologia da Informação (TI) nos processos de trabalho em que se inserem os assistentes socias. Ao perceber na TI um potencial contraditório, o autor concebe a possibilidade de sua utilização em benefício da cidadania e do cumprimento de Projeto Ético-Político do Serviço Social. Nesta abordagem, a TI é entendida como o resultado do desenvolvimento das forças produtivas, sendo expressão do processo coletivo de trabalho. Certamente, conhecimento e informação sempre foram importantes ao capitalismo, contudo pouco ou nada serviram ao desenvolvimento do raciocínio crítico e criativo. É nesta perspectiva que se enquadra a valiosa contribuição desta obra, que, de modo instigante e original, reconhece a possibilidade do uso da TI a Serviço do Social.

Segue abaixo o link para o site da Cortez:

http://www.lojacortezeditora.c​om.br/cortez-1352.html

sábado, 16 de julho de 2011

VI ENCONTRO ESTADUAL DE SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO

Organizado pelo CRESS-RJ e pela Faculdade de Serviço Social da UERJ, será realizado no próximo dia 5 de agosto, de 9h às 17h30, no Auditório 91, Bloco F, da UERJ, o VI Encontro Estadual de Serviço Social e Educação.

Inscrições no dia e local do evento.

No período da manhã será realizada a mesa "Gestão Democrática e Participação em Fóruns da Educação", que terá entre seus palestrantes a Profª. Dra. Deise Gonçalves Nunes – FSS/UFF, o Prof. Dr. Frederico José Falcão – ANDES – SN/CTUR – UFFRJ e a Profª. Me. Jurema Alves Pereira – UCB - Assistente Social da FASSO/UERJ – Integrante da Comissão de Educação/CRESS.

Na parte da tarde, após a apresentação cultural dos alunos do C.E. Guadalajara, os participantes do Encontro se dividirão em subgrupos com o objetivo de discutir o trabalho do assistente social nas diversas áreas do campo da educação, a partir do documento elaborado pelo Grupo de Trabalho Nacional de Educação do conjunto CFESS-CRESS.

Exposição de Pôsteres – Os interessados em participar devem enviar para o e-mail da comissão de educação do CRESS (comissaodeeducacao@cressrj.org.br), resumo contendo um texto de no máximo uma lauda, fonte Times New Roman 12, espaço simples, título da experiência, autor(es), filiação institucional, e-mail e telefone dos autores.

Inscrição dos pôsteres: até 17/07 - Resultado: 25/07.

Serão selecionados até 30 Pôsteres para a exposição.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Estatuto da Criança e do Adolescente

Composto por 267 artigos, Estatuto tem como base o princípio da "prioridade absoluta" às crianças e aos adolescentes

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 21 anos em 2011. Tido como uma das leis mais avançadas do Brasil, o ECA atinge sua “maioridade” tendo à frente grandes desafios, mas já registrando importantes avanços na garantia dos direitos de meninos e meninas.

A lei tem como base o princípio da criança e do adolescente como “prioridade absoluta”. Ela nasce de um novo pensamento de sociedade, na década de 80, e a partir de uma mobilização social nacional que dá origem ao Fórum Nacional de Entidades Não-Governamentais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Esse movimento recolheu mais de seis milhões de assinaturas para garantir a criação de um artigo que estabelecesse os direitos humanos de meninos e meninas na Constituição Federal de 1988. A Carta Magna brasileira se antecipou, inclusive, à Assembléia Geral das Nações Unidas, que adotaria, em 1989, a Convenção Internacional dos Direitos da Criança.

“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à saúde, à alimentação, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” (Artigo 227 da Constituição Federal de 1988)

Toda essa mobilização culminou, em 1990, com a promulgação da Lei 8.069, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele representa um divisor de águas na história da infância e da adolescência brasileiras, ao substituir a lógica da Doutrina da Situação Irregular, presente no antigo Código de Menores, pela Doutrina da Proteção Integral. Em outras palavras, o Estatuto instaura direitos para todas as crianças e adolescentes, entendendo-os como sujeitos de direitos e garantindo um atendimento integral, que leva em conta as diversas necessidades desse público.

Também cria medidas de proteção (voltadas para situações em que os direitos de meninos e meninas são ameaçados ou violados) e medidas socioeducativas (aplicadas para adolescentes que cometem atos infracionais). O ECA institui ainda a co-responsabilidade de toda a sociedade civil e do poder público em garantir o direito a uma vida saudável aos meninos e meninas de todo o País, conforme propõe o artigo 4°.

ASSISTENTE SOCIAL!!!

Assistente Social não sai, realiza visita institucional.
Não faz fofoca, realiza mobilização.

Não conversa em vão, realiza atendimento social.

Não escreve cartas, escreve encaminhamentos.

Assistente Social não se senta para tomar cerveja, senta para reunião de equipe.

Não vai à casa de amigos, realiza visita domiciliar.

Assistente Social não separa brigas, realiza mediação de conflitos.

Assistente Social não liga, faz contato institucional.

Não dá, ou doa nada, concede beneficios.

Assistente Social não sufoca ninguem, realiza supervisão de serviço.

Não dorme, fica acamado por pouco tempo.

Assistente Social não monta panelinhas, supervisiona grupos.

Não tem pré-conceitos, faz diagnóstico social.

Assistente Social não se situa no espaço, faz diagnóstico sócio-espacial.

Não pratica socialização entre áreas, realiza intersetorialidade.

Ato público em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes

Será realizado no próximo dia 25 de Julho, segunda-feira, de 14h às 17h, no auditório da OAB, 4o andar, ato público em defesa dos direitos humanos de crianças. Participam da mesa de abertura representantes da OAB, CRESS, CRP, CONANDA, CEDCA, CMDCA e da ACETRJ.
A partir das 15h será realizada mesa temática abordando os seguintes temas:
Diagnóstico de fiscalização realizada nos abrigos do município do Rio de Janeiro: CRESS e CRP; Política Municipal de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Rua do Rio de Janeiro: Mônica Alkmim; e Política Nacional de Saúde Mental: Sandra Pacheco e Sérgio Alarcon.
No final das atividades será realizada leitura e aprovação do texto de um Manifesto com assinaturas de adesão, a ser entregue a diversas autoridades: prefeito, secretários, MP, DPCA, Juizado da Infância, entre outros.

MIMUNEGRA –
Mostra Internacional da Mulher Negra
Em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e do Caribe e o fato de 2011 ter sido decretado pela ONU como Ano Internacional dos Afrodescendentes e, sobretudo, por esta instituição reconhecer a participação desta camada da população que sempre contribuiu para o desenvolvimento e construção desta sociedade, resistindo às pressões do dia-dia e a sua luta por visibilidade, a Estimativa realizará a MIMUNEGRA – Mostra Internacional da Mulher Negra.
O evento, que será composto por seminário e performances artísticas, faz um convite à reflexão sobre a atual situação da mulher negra na sociedade e da mesma forma celebra sua resistência na cena teatral brasileira.
MIMUNEGRA será realizada no dia 20 de julho, no Centro Cultural da Justiça Federal, localizado na Avenida Rio Branco, 241- Centro, Rio de Janeiro. A entrada custará R$ 1,00 (Um Real) e a classificação etária é de 10 anos.
Confira abaixo a programação:
Seminário -> 14h às 16h45, no Teatro.
Performances -> 17h às 19h, na Sala de Sessões. 
Temas e composição da mesa:
Empreendedorismo Feminino : Jana Guinond - Atriz e Coordenadora da Estimativa. 
Políticas Públicas : Ana Carolina Querino - Coordenadora da Área de Direitos Econômicos da ONU Mulheres.
 
Dramaturgia :
Iléa Ferraz - Atriz, diretora, produtora e artista plástica. Indicada ao PRÊMIO SHELL DE TEATRO (2003), na categoria melhor atriz, com o espetáculo “Nunca Pensei Que Ia Ver Esse Dia.”Entre seus principais trabalhos na tv destacam-se as novelas: A Padroeira (Rede Globo) / Xica da Silva (Manchete) / Helena (Rede Manchete) / Pacto de Sangue (Rede Globo).
Débora Almeida – Atriz, bailarina, produtora cultural, professora e pesquisadora em Artes Cênicas, Pós Graduação em Arteterapia em Educação e Saúde – Universidade Cândido Mendes, Educação Artística-Licenciatura Plena em Artes Cênicas - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI- Rio), Bacharelado em Interpretação Teatral - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI- Rio).
Délcio Teobaldo - Ganhador do PRÊMIO BARCO À VAPOR 2008, principal prêmio de  literatura infanto juvenil, com o livro PIVETIM.
Saiba mais:
 
Realização Estimativa