quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Convite especial

COLÓQUIO DE PÓS-DOUTORADO

SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA CONSTRUÇÃO DE REDES SOCIAIS DE SOLIDARIEDADE

Dia: 24 de novembro de 2011 
Horário: 14h:00m às 17h:00m
Local: PUC-Rio
Sala F-300


Os limites ao acesso à informação tem ampliado o caráter discriminante da globalização econômica. Esse cenário é agravado pelo dinamismo das tecnologias da informação e comunicação, que requerem constantes atualizações em termos de conhecimento, equipamentos e . Por outro lado, estudos recentes (Sorj & Guedes, 2005) indicam que as mulheres com poucos anos de educação formal são as mais prejudicadas nesse processo, em vista do tipo de trabalho que executam, em geral em serviços de limpeza ou domésticos. Desta maneira, apresentam um nível de inclusão digital muito menor quando comparado aos dos homens nas camadas pobres da população.

Entretanto, talvez seja na voz feminina, "que carrega a tradição, que preserva a memória, que conserva costumes e que define valores" (Fonseca, 2002, p.107), que pode estar uma das saídas para a inclusão digital dessas comunidades. O reconhecimento de poderes das lideranças femininas, por meio da competência informacional, pode viabilizar a troca de experiências, criar redes sociais de solidariedade e fortalecer o processo de construção de conhecimento pelas mãos da própria comunidade.

Este colóquio tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa,

SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA CONSTRUÇÃO DE REDES SOCIAIS DE SOLIDARIEDADE, realizada em duas instituições intra-comunitárias femininas, na Rocinha e em Vila Canoa. O trabalho de campo realizou oficinas de letramento informacional com o intuito de capacitar as lideranças e construir uma rede de relacionamentos em torno da solução das questões femininas locais.

No campo, a identificação de questionamentos vinculados à pertença geopolítica no sub-bairro Roupa Suja - Rocinha trouxe para as pesquisadoras a necessidade do aprofundamento do estudo na reconstrução do território da Roupa Suja, a partir do conceito de Territorialidade. Este colóquio também apresentará uma primeira reflexão sobre os fundamentos de um mapeamento social participativo, a ser realizado em parceria com a rede social feminina COMEM – (Coletivo de Mulheres que Estudam Mulheres).

Nenhum comentário:

Postar um comentário